gototopgototop
Cinema
Seg, 28 de Janeiro de 2013 Cultura Popular - Cinema

 

Apresentando o resultado de um trabalho de pesquisa de três anos, o documentário "O dia que durou 21 anos", dirigido por Camilo Tavares, explicita a participação ativa dos EUA no golpe de 1964. Essa investigação revelou materiais secretos da CIA, telegramas e até gravações telefônicas entre o embaixador norte-americano no Brasil e os presidentes dos EUA John Kennedy e Lyndon Johnson, mostrando passo a passo do golpe orquestrado pelos ianques no Brasil.

 
Cultura Popular - Cinema
Oduvaldo Viana Filho (Rio de Janeiro/RJ - 1936)

Autor e ator. Participante ativo do Teatro de Arena, fundador do Centro Popular de Cultura e do Grupo Opinião, Vianinha personifica a trajetória de uma luta contra o imperialismo cultural. Sua dramaturgia coloca em cena a realidade brasileira através do homem simples e trabalhador, sendo unanimamente considerada a mais profícua de sua geração.

As primeiras experiências como ator são no Teatro Paulista do Estudante, dirigido por Ruggero Jacobbi, em 1955, atuando em várias produções - entre elas Rua da Igreja, de Lennox Robinson, O Rapto das Cebolinhas, de Maria Clara Machado (1921-2001), Escola de Maridos, de Molière (1622-1673). Em 1956 ingressa no Teatro de Arena de São Paulo e atua em Ratos e Homens, de Steinbeck, À Margem da Vida , de Tennessee Williams (1911-1983), Só o Faraó Tem Alma, de Silveira Sampaio, Marido Gordo, Mulher Chata, de Augusto Boal (1931), e Juno, o Pavão, de Sean O'Casey. Em 1957 escreve a peça Bilbao, via Copacabana. Em 1958 atua em Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1934).

 
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Cultura Popular - Cinema
tb_glauber2 "Eu parti do texto poético. A origem de Deus e o diabo é uma língua metafórica, a literatura de cordel. No Nordeste, os cegos, nos circos, nas feiras, nos teatros populares, começam uma história cantando: eu vou lhes contar uma história que é de verdade e de imaginação, ou então que é imaginação verdadeira. Toda minha formação foi feita nesse clima."
 


RVI